Estudo diz que baleias brancas passam pela menopausa e choca

Estudiosos usaram dados de baleias mortas de 16 espécies.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pesquisadores da Universidade de Exeter, da Universidade de York e do Centro Americano de Pesquisas de Baleias descobriram que, assim como humanos, baleias branca e narval passam pela menopausa. Segundo os estudiosos, essa é uma condição extremamente rara no reino animal e ajuda a reduzir a competição por alimentos dentro do grupo desses mamíferos. As informações são do Daily Mail.

A maioria das espécies na natureza continua se reproduzindo até morrer, mas a descoberta mais recente revelou que um total de cinco espécies são conhecidas por pararem de procriar durante a vida. Juntamente aos humanos, orcas e baleias-piloto-de-aleta-curta eram as outras espécies previamente associadas à menopausa.

A equipe responsável pela descoberta diz que entender como as baleias evoluíram pode facilitar o entendimento de por que os ancestrais humanos desenvolveram essa característica.

Para solucionar esse enigma, os estudiosos usaram dados de baleias mortas de 16 espécies e encontraram ovários dormentes em fêmeas mais velhas de narval e branca. Com a análise, foi identificado que tais espécies fazem as  fêmeas viverem entre parentes mais próximos à medida que envelhecem.

Na pesquisa, a equipe indicou que é possível que a menopausa tenha evoluído de forma independente em três espécies de baleias-dentadas, com branca e narval, que provavelmente compartilharam um ancestral comum.

Sam Ellis, pesquisador da Universidade de Exeter e autor do estudo, destacou que, para que a condição de declínio  hormonal  faça sentido em termos evolutivos, uma espécie "precisa" de uma razão para não reproduzir mais e de um motivo para viver depois da "decisão".

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES