Quem tem filhos, netos, sobrinhos em casa sabe que os mesmos têm uma energia que não sabemos de onde vem. Correm por todos os lados, brincam e não se cansam. No entanto, uma recente pesquisa promovida em conjunto pela Universidade Clermont Auvergne (França) e Universidade Edith Cowan (Austrália), descobriu a razão da energia das crianças parecer não acabar.
Após realizar testes aeróbicos e anaeróbicos com garotos de 8 a 12 anos, adultos não-treinados e atletas de resistência, os cientistas descobriram que os pequenos, de fato, demoram mais para se cansar do que adultos não treinados. Isso sem contar que seus músculos também se recuperam tão rápido quanto o de triatletas. Eles concluíram que todo esse potencial deve ser estimulado na infância para aumentar as chances de formar adultos ativos e saudáveis.
“Porém, mais importante do que se preocupar em criar futuros atletas, é deixar a criança brincar. Assim, ela exercita diferentes músculos e movimentos com prazer, e não como obrigação”, diz o reumatologista Páblius Braga, especialista do Centro de Medicina do Esporte do Hospital Nove de Julho (SP).