Sair para comer fora, independente da ocasião, seja com amigos e familiares é sempre um prazer, mas nem sempre tudo que encontramos no restaurante é seguro para a nossa saúde. Isso porque, só temos acesso a comida quando ela está pronta na nossa mesa. Mas você já parou para pensar no processo de produção dela? Separamos uma lista do que você deve evitar pedir no restaurante:
Evite limão ou laranja na bebida
As fatias de frutas servidas no aperitivo ou no copo d'água podem estar contaminadas com bactérias.Lembre-se: você não sabe por onde aquelas frutas passaram ou se foram lavadas. É melhor pedir que não as coloquem na sua bebida.
Um estudo do "The Journal of Environmental Health" descobriu que a maioria das fatias comprovadas continham crescimento microbiano, incluindo casos de E. Coli, em 21 restaurantes diferentes.
Os brotos crus
Os brotos crus podem conter Salmonella, Listeria e E.Coli. Pergunte se eles estão presentes nos pratos que você pede e, se possível, evite-os.
Água da torneira ou filtrada
Beba água da torneira filtrada: a água da torneira pode estar contaminada com cloro ou chumbo. Opte por água filtrada ou engarrafada.
As ostras cruas
Prefira ostras cozidas. As ostras cruas podem transmitir doenças causadas por bactérias como o Vibrio. Prefira-as cozidas para garantir a segurança.
Buffet ou Self service
Os famosos buffets ou self service são conhecidos pelo custo benefício e pela praticidade, no entanto eles podem ser um terreno fértil para intoxicações alimentares. Evite pratos que ficaram muito tempo expostos e escolha restaurantes com boa higiene.
Peixe às segundas-feiras
Anthony Bourdain, o chef saudoso e autor renomado, costumava argumentar que pedir peixe em um restaurante na segunda-feira poderia significar que o peixe tinha "três dias de vida", pois ele geralmente chega aos restaurantes na segunda-feira. É melhor esperar até terça-feira para garantir que o peixe que você está comendo seja fresco.