O Congresso Americano aprovou um projeto de lei que direciona 19,5 bilhões de dólares para investimentos na NASA durante o ano de 2017. O dinheiro será revertido, entre outras coisas, para missões tripuladas a Marte e de conquista espacial à lua Europa, de Júpiter.
Agora, ele só precisa passar pela última aprovação do presidente, Donald Trump. O projeto especifica alguns pontos, como por exemplo o investimento que deverá ser dado às missões espaciais com o objetivo de chegar à superfície de Marte até 2030, ou, pelo menos, fazer uma aproximação, como uma aterrissagem em Phobos, uma das luas marcianas.
O congresso afirmou que a última estratégia para conquistar Marte através do redirecionamento de um meteoro em direção a sua órbita não demonstrou resultados satisfatórios. Chamada de Asteroid Redirect Mission (ARM), a ideia era que astronautas visitassem o asteróide por volta de 2020.Além disso, o dinheiro será direcionado também para missões de exploração por robô da lua Europa, de Júpiter.
Uma delas, programada para 2020, irá sobrevoar o satélite múltiplas vezes para verificar se ele é habitável.Alguns programas foram selecionados para serem continuados, como o da nave espacial Orion e o do Commercial Crew Program, que financia pesquisas de empresas como a Boeing.
O que algumas pessoas notaram é a falta de qualquer menção a projetos de pesquisa terrena, que estudam mudanças climáticas, por exemplo. Alguns acreditam que o motivo é aumentar as chances de Trump aprovar o projeto, já que ele havia ameaçado anteriormente descontinuar tais programas.