Morar em capitais pode ser uma experiência exaustiva e desagradevl devido ao intenso fluxo e grande volume de pessoas. No entanto, uma capital brasileira venceu a 1ª edição do ranking "As Melhores Cidades do Brasil", elaborado pela Veja Negócios e Austin Rating. Sendo apontada como a melhor cidade do Brasil para se morar.
A Capital do Espírito Santo, Vitória é a vencedora do ranking e foi eleita devido aos altos índices de educação, conexão digital e gestão fiscal apontados pelo levantamento. A pesquisa apontou que a cidade é destaque quando se trata de boa gestão dos recursos públicos.
De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal, a capital destina 12% do orçamento anual para áreas importantes à população, como ensino, saúde e segurança.
REVITALIZAÇÃO E SEGURANÇA
O levantamento também identificou dois projetos importantes da cidade que a coloca em posição de destaque: o "Vitória de Frente para o Mar", que promove a revitalização da orla da cidade para que seus moradores possam aproveitar melhor a região, e uma iniciativa baseada no lema “cidade de 15 minutos”, que quer transformar o trânsito da capital. O conceito visa priorizar trajetos curtos e estratégicos.
Outro ponto é o investimento contínuo em segurança pública que fez com que a cidade pudesse celebrar 500 dias sem casos de feminicídio em outubro. Além disso, a taxa de homicídio é 16,4 por 100.000 habitantes, uma das menores do país. Em quatro anos, a cidade saltou de 34 para 1.128 câmeras de segurança espalhadas.