Dieta da sopa, dieta do carboidrato, dieta líquida, para perder barriga, da proteína, low carb, de jejum intermitente… são inúmeras as dietas que fazem sucesso na internet e são compartilhadas pelas pessoas. Porém, entre tantas formas de se alimentar que são prescritas por especialistas e divididas, qual é uma dieta saudável de verdade?
Primeiro de tudo, é preciso entender o que é dieta, já que muitas pessoas não entendem bem o conceito. Segundo a nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento de São Paulo, o termo se tornou um sinônimo de perda de peso com o passar do tempo, mas deveria se referir a uma boa alimentação, balanceada, feita por cada pessoa. O problema é que, diferentemente de uma dieta saudável , foram sendo criadas as tais “dietas da moda”.
“Elas são restritivas, não são saudáveis e fogem da boa estrutura alimentar. E a gente tem uma necessidade básica de nutrientes, sais minerais e proteínas”, explica a especialistas. Ana aconselha adaptar sempre a nossa dieta para o nosso dia a dia se buscamos uma alimentação saudável . Por exemplo, se em um a pessoa não vai praticar atividades físicas e vai ficar mais parada, o melhor é comer menos calorias, já que o corpo vai precisar de menos energia.
Por outro lado, se na semana seguinte essa mesma pessoa passou a frequentar uma academia e a realizar um exercício físico, dá para ingerir mais calorias, afinal, o corpo vai ser estimulado e precisará de mais energia. “As pessoas acham que comida é fonte de prazer, que isso é a primeira coisa, veem mesmo como uma fonte de satisfação, não como um alimento. Isso pode deturpar a visão do que é saudável ou não.”
O que é uma dieta saudável?
Ana acredita que o melhor na busca por uma alimentação saudável é comer um pouquinho de tudo, ter mesmo hábitos alimentares baseados em diferentes comidas saudáveis e até mesmo aquelas consideradas "não saudáveis". "Não é porque estou de dieta que não posso comer um doce, não posso comer um pão. A gente corre risco de perder nutrientes importantíssimos com pouco carboidrato. Corre risco de perder energia.”
Outro problema apontado pela especialista é o risco da pessoa definhar, ou seja, passar a perder massa muscular porque o corpo não tem outra fonte de energia a não ser o próprio músculo. Além disso, muitas pessoas passaram a mudar hábitos com o intuito de conseguir ingerir mais “ comidas saudáveis ”, e aí incluíram na alimentação mais oleaginosas.
Só que incluíram demais, como alerta a nutróloga, e como elas são gordurosas o efeito desejado foi até mesmo o oposto, muitas ganharam peso ao invés de perder.
No caso, então, de haver dúvida sobre qual é uma dieta saudável de verdade para cada pessoa, vale procurar um nutricionista e/ou buscar uma alimentação variada. Dificilmente apenas uma lista na internet poderá te indicar exatamente quais hábitos alimentares deve seguir e quais comidas saudáveis deve ingerir, já que cada pessoa tem necessidades distintas.