SEÇÕES

Entenda o significado do Domingo de Ramos, data que abre a Semana Santa

Também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, a celebração recorda o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, onde aconteceu a crucificação, morte e ressurreição

Domingo de ramos no Santuário Nacional em Aparecida, em 2022 | Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Siga-nos no

O Domingo de Ramos, uma das datas mais importantes do calendário católico, é celebrado no domingo anterior à Páscoa — em 2025, cai no dia 13 de abril. Também chamado de Domingo da Paixão do Senhor, marca o início da Semana Santa e relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, evento que antecede sua crucificação, morte e ressurreição, segundo a tradição cristã. 

Conforme o padre Edinei Evaldo Batista, da Diocese de São José dos Campos, Jesus foi recebido com ramos e mantos pelo povo em Jerusalém - por conta disso, até hoje as celebrações do Domingo de Ramos são repletas de ramos entre os fiéis. 

O Domingo de Ramos é o único domingo do ano em que se lê o Evangelho relatando a paixão de Cristo. A leitura tem como propósito destacar a contradição vivida por Jesus: o mesmo povo que o recebeu com aclamações foi o que, dias depois, o condenou à morte. 

Domingo de ramos no Santuário Nacional em Aparecida, em 2022 — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional 

O Domingo de Ramos oferece-nos uma interpretação da nossa vida e do nosso destino. Todos os nossos sofrimentos e lutos encontram resposta em Jesus: por que sofrer, por que morrer, por que tantas escolhas incompreensíveis para o homem? Diante de todos os nossos interrogativos, Jesus não deu respostas vagas, mas, com a sua vida, Ele disse que está conosco, ao nosso lado, até o fim. Jamais estaremos sozinhos, nas alegrias e sofrimentos, pois Jesus está conosco.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também