Nos últimos tempos tem-se ouvido falar cada vez mais os termos “comuna” e “coxinha”. Alguns ainda vão além e chamam outros de fascistas. Mas será que estão usando esse termo corretamente? Então, o que é fascismo?
Bom, a palavra tem origem italiana e vem de “fascio”, que significa “feixe”. Também conhecido como “fascio littorio”, o “fascio” era um machado revestido por varas de madeira, muito utilizado na Roma Antiga.
Era muito comum ver os guarda-costas de pessoas importantes usando essa arma. Era símbolo de autoridade e usado para punição corporal.
O que é fascismo?
O “fascio” foi usado pelo ditador italiano Benito Mussolini, no início do século 20. Mussolini usou esse como o símbolo de seu novo partido. Fundado em 1914, o grupo “Fasci d’Azione Rivoluzionaria”, mais tarde (1922) se tornaria o conhecido Partido Nacional Fascista.
Na época, o país passava por uma de suas piores crises desde sua tardia unificação (1870). Além das graves consequências resultadas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com o fascismo, Benito Mussolini prometia trazer de volta à Itália os áureos tempos do antigo Império Romano.
O “Manifesto Fascista”, foi escrito por Alceste de Ambris e Filippo Marinetti, em 1919. Que foi publicado originalmente com o título “Il manifesto dei fasci italiani di combattimento”.
Esse manifesto propunha um conjunto de medidas que, teoricamente, resolveriam os problemas da época. Assim, com o passar do tempo, o termo “fascismo” começou a ser usado para nomear as políticas adotadas por Mussolini e seus seguidores.
Em 1922 o regime de Mussolini começou oficialmente. Quando o ditador assumiu o cargo de primeiro ministro da Itália. Mas Mussolini implantou um sistema nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático. Seu governo foi totalitário, privilegiando os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais.
Em 1943 o fascismo italiano quase chegou ao fim. Por conta da invasão dos países Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas os nazistas deram o uma segunda chance. Os alemães resgataram Mussolini e o levaram para o norte da Itália. Onde ele tentou restituir seu governo.
Então, em 1945, quando os Aliados tomaram o norte da Itália, Mussolini foi capturado e fuzilado por guerrilheiros da resistência italiana. Seu corpo foi exposto em praça pública. A Itália, ao lado das forças do Eixo, perdeu a guerra. Dessa forma, o termo “fascista” se tornou pejorativo. Sendo sinônimo de autoritarismo.