O CEO da companhia Space X, Elon Musk, anunciou que planeja enviar uma missão particular para a Lua, em 2018. A viagem que levará duas pessoas ao espaço será a estreia do foguete Falcon Heavy, que ainda não foi testado, mas é uma das apostas tecnológicas da empresa.
Em uma conferência por telefone com jornalistas, Musk explicou que a ideia é fazer um voo de uma semana em volta da Lua, sem pousar em sua superfície. O presidente informou ainda que a espaçonave voará entre 482 mil e 643 mil km no espaço, uma distância maior do que qualquer uma já feita, a missão Apollo 11, que levou o homem à Lua, em 1969, alcançou 400 mil km.
Musk não quis informar quem são os dois astronautas, nem a quantia que eles pagaram pela viagem. Informou apenas que as pessoas “não são astros de Hollywood” e que o custo é comparável ao valor que a NASA paga para a agência espacial russa, Roscosmos, para enviar astronautas à Estação Espacial Internacional: 71 milhões de dólares.
Em um anúncio, a Space X informou que outros grupos também estão interessados em fazer a viagem. Se mais nenhuma agência realizar uma missão do tipo até 2018, esta poderá ser a primeira missão tripulada para a Lua, em 45 anos.