Uma família de Teresina, no Piauí, foi pega de surpresa ao ver os resultados do Concurso Nacional Unificado (CNU). O jovem Danillo Augustus de Oliveira Orsano, aos 17 anos, foi o único candidato menor de idade aprovado na seleção. Recém-formado no ensino médio, ele foi aceito para o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias do Ministério da Agricultura, que tem salário inicial de R$ 7.436,29. Das vagas disponíveis de nível médio, essa foi a sétima opção escolhida pelo piauiense.
Aluno do Instituto Dom Barreto, colégio particular considerado um dos melhores do país, Danillo estuda para vestibulares desde o 1º ano do ensino médio com os conteúdos passados em sala de aula e vídeos no YouTube. Durante o 2º ano, Danillo chegou a conquistar uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Além disso, ganhou uma medalha de prata na Olimpíada Canguru de Matemática de 2023.
Neste ano, Danilo acertou 161 das 180 questões do ENEM, além de conquistar 900 pontos na redação. Com isso, o jovem foi aprovado em Medicina no Centro de Educação Tecnológica de Teresina (Faculdade CET), no Centro Universitário Mauricio de Nassau (Uninassau) e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Danillo segue estudando para tentar uma vaga em universidades públicas do Nordeste. Por conta da pontuação no ENEM, ele conseguiu uma bolsa em um cursinho preparatório para vestibulares. Segundo Danillo, para se preparar para o Concurso Público Nacional Unificado, foi necessário analisar provas anteriores da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do processo seletivo.
Além disso, o piauiense focou em conteúdos que não fazem parte da grade curricular do Ensino Médio, como direito constitucional e administrativo, setores que sua mãe domina por ser da área jurídica. Além disso, segundo o edital, é necessário ter Curso Técnico Agrícola com registro no Conselho de Classe para assumir o cargo, o que pode ser um empecilho, já que Danillo tem apenas o ensino médio completo.