Muita gente usa o celular direto e com isso, o aparelho acaba descarregando e é necessário carregar para continuar usando. Mas as vezes esquecemos o carregador do celular e temos que usar de outra marca. Será que isso é correto?
A resposta é que depende muito da situação. Como entrada, que precisa ser compatível; e a capacidade de corrente, tanto do carregador quando a do celular.
Antigamente cada marca fabricava seu próprio carregador, com um tipo específico de entrada (que poderia ser a USB ou não), de tensão e de capacidade de corrente. Se o aparelho fosse carregado om o acessório de outra marca, muito provavelmente, ocorreria problemas e o celular estaria comprometo.
Hoje em dia as coisas mudaram. Como você já deve ter percebido, existem um certo padrão nas entradas dos carregadores, como microUSB, USB, USB Type-C e Lightning, característico dos iPhones, por exemplo.
Para que você possa carregar o celular com um carregador alheio, é preciso que a corrente seja igual à capacidade máxima exigida pelo celular ou superior. Mesmo ultrapassando o limite de amperes, o celular não estará em risco, uma vez que usará somente o necessário para recarregar a bateria e descartará o restante.
Por outro lado, se o carregador foi com corrente menor do que a usada pelo aparelho, a situação fica mais complicada. Isso pode reduzir a vida útil da bateria e não vai ser eficiente na hora de carregar. Se você estiver usando o aparelho enquanto ele carrega, por exemplo, vai notar que a bateria não estará sendo preenchida, apenas demorando mais para descarregar.