A edição 2025 do ranking The World's 50 Best Beaches, elaborado por mais de mil especialistas e influenciadores de viagem, colocou o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ), na 20ª posição, e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), na 25ª colocação e se destacam por beleza natural, tranquilidade e isolamento.
Ambas encantaram o júri por sua natureza preservada, paisagens deslumbrantes e sensação de refúgio — fatores que se destacaram entre os oito critérios avaliados: beleza única, vida selvagem, sons naturais, tranquilidade, facilidade de acesso ao mar, ausência de superlotação e consistência visual.
Pontal do Atalaia: o “Caribe Brasileiro” no topo nacional
Considerada a praia mais bonita do Brasil nesta edição do ranking, o Pontal do Atalaia impressionou os jurados por reunir todas as características de um paraíso à beira-mar. Com águas cristalinas, areia branca e fina, e um visual panorâmico de tirar o fôlego, a praia é uma das mais celebradas da Região dos Lagos.
O acesso, por barco ou por uma longa escadaria íngreme, ajuda a manter o ambiente sossegado, mesmo durante a alta temporada. O texto da publicação destaca que “do alto das falésias, os visitantes podem contemplar paisagens inesquecíveis do litoral e das ilhas próximas”.
Baía do Sancho: isolamento e beleza em Noronha
Fernando de Noronha também voltou a ganhar holofotes internacionais. A Baía do Sancho, já consagrada em outros rankings turísticos, conquistou o 25º lugar e foi descrita como “a personificação de um paraíso remoto”. A praia só pode ser acessada por barco ou por uma escada embutida em paredões rochosos — desafio que recompensa com um cenário quase intocado.
“Os penhascos ao redor criam um cenário espetacular para as águas cristalinas de tom esmeralda e a areia dourada”, descreve o texto. A ausência de comércios e o isolamento em relação à cidade contribuem para uma experiência serena e exclusiva.
Quando ir? Dicas para aproveitar melhor
A publicação recomenda que os visitantes escolham dias com pouco vento ou com brisas soprando da terra para o mar, além de priorizar os meses mais secos. Isso garante não apenas águas calmas e propícias para banho, mas também paisagens mais nítidas e uma experiência mais tranquila.
Enquanto o topo do ranking ficou com Cala Goloritzé, na Sardenha (Itália), o Brasil celebra sua presença entre os melhores destinos do planeta. Duas praias, dois refúgios e uma certeza: beleza natural é o que não falta por aqui.