Só quem já teve dor de dente sabe o quanto é desconfortável. Normalmente, o problema começa de forma leve e se ignorado ou tratado com remédios caseiros pode evoluir para uma dor intensa e insuportável, sendo até mesmo prejudicial para a saúde como um todo do indivíduo. Por isso, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista , ressalta a importância de procurar ajuda profissional ao menor sinal de incômodo na boca, para ter diagnóstico e tratamento mais precisos e evitar agravamento do caso.
Abaixo a especialista responde 4 dúvidas sobre dor de dente e como evitá-la:
• O que provoca a dor de dente?
Nosso dente é formado pelo esmalte, tecido que exerce a função de proteger o dente, e pela dentina que sustenta o esmalte e apresenta pequenos túbulos que a conectam à polpa do dente. A polpa por sua vez é um tecido vascularizado e composto por nervos, responsável pela vitalidade dos dentes e pela sensação de dor.
Sendo assim, quando qualquer agente agressor consegue atingir as inervações da polpa, ocorre a sensação de dor.
• Quais as principais causas da dor de dente?
"Geralmente, a dor dente é causada por doenças bucais que estão associadas à má higiene bucal como cárie e doenças periodontais, que surgem com o acúmulo de placa bacteriana", esclarece. Outra causa pode ser a retração gengival, que deixa a raiz do dente exposta e se desenvolve com uma escovação muito forte ou periodontite. Por isso, é essencial consultar um dentista aos primeiros sintomas de dor e agir não só no combate da dor, como também na origem do problema.
3) A dor está insuportável, vou precisar extrair o dente?
O tratamento dentário vai depender do diagnóstico e da gravidade de cada caso. "Seguir as recomendações do seu dentista até a recuperação total e ir as consultas até o fim do tratamento é a principal recomendação. Nos casos em que há abandono do tratamento antes de sua conclusão, mesmo após o alívio da dor, o problema pode se agravar, uma vez que o tratamento não está concluído e o problema persistirá", argumenta.
A especialista comenta que as inovações na área da odontologia são muitas e que a odontologia hoje deve ser baseada na mínima intervenção, onde a extração dentária é o último recurso utilizado.
4) Como prevenir a dor de dente?
As principais doenças que podem acarretar a dor de dente são evitadas com a simples higiene bucal diária, incluindo escovação e uso de fio dental diariamente. "O paciente deve se atentar principalmente à limpeza entre os dentes, negligenciada por muitos, porque as cerdas da escova não alcançam essas regiões e concentram placa bacteriana, causando inflamação gengival, doenças periodontais e lesões de cárie", explica.
A profissional comenta que já existem produtos que tornam a limpeza entre os dentes muito mais prática e fácil, como é o caso dos fios dentais com cabo e dos palitos interdentais, em que o paciente consegue fazer a limpeza interdental com uma única mão e de forma mais rápida. "A visita ao dentista de seis em seis meses também ajuda a prevenir doenças que causam a dor de dente", conclui.(Fonte:da GUM)