Uma descoberta deixou cientistas da Universidade da Califórnia preocupados. Segundo eles, os genomas de três doenças fúngicas evoluíram ao ponto de acabarem com as plantações de banana em dentro de 5 a 10 anos.
Mas não se desespere. Por terem conseguido achar a sequência genética dos fungos, é possível encontrar uma cura para a doença.
Segundo os autores da pesquisa, a indústria mundial de bananas poderia ser dizimada em apenas cinco ou 10 anos por doenças fúngicas de rápido avanço. A fala voei depois da descoberta que um outro tipo de fungo, não estudado, havia violado os esforços de quarentena e se espalhou por todo o sul da Ásia, África, Oriente Médio e Austrália
Mas na pesquisa, foi estudado uma doença chamada Sigatoka, que é causada por três tipos de fungos, e já reduz os rendimentos de banana em 40% a cada ano. Eles descobriram que essa doença poderia se tornar algo mais perigoso no futuro.
A solução encontrada para resolver o problema seria desenvolver uma nova cultiva de banana. Os cientistas podem ser capazes de usar os novos resultados de sequenciamento genético para modificar as bananas para serem resistentes as doenças.