Diamante “extraterreste” de 555 quilates vai a leilão; saiba o valor!

Segundo especialistas, a pedra teria se originado de um meteorito que colidiu com a Terra. Chamado de “O enigma”, este é o maior diamante lapidado já comercializado

diamante | diamante
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um intrigante e espetacular diamante de 555 quilates, chamado de “O enigma”, será leiloado em fevereiro pela casa de leilões Sotheby's Dubai. A pedra é avaliada em mais de 5 milhões de libras esterlinas (equivalente a R$ 37,5 milhões) e seu nome está ligado a sua origem que é, de fato, cercada por mistério: a única coisa que se sabe sobre o diamante é que ele provavelmente tem origem extraterrestre.

Aspecialista em joias da Sotheby's Dubai, afirmou que há duas teorias para a formação da pedra. A primeira é que ela teria se originado pela colisão de um meteorito com a Terra, que gerou condições químicas para a formação do diamante. A segunda é que o próprio meteorito tenha trazido o diamante já formado à Terra – o que significaria, então, que ele é de fato um diamante de outro planeta.

Diamante extraterrestre (Foto: reprodução)

Normalmente, os diamantes encontrados e comercializados se formam na base da crosta terrestre, a pelo menos 150 quilômetros de profundidade. É a temperatura, entre 1300º C e 1500º C, aliada à altíssima pressão que resulta na formação da pedra preciosa.

Para vir à superfície terrestre, o diamante depende da erupção de vulcões, que o empurram junto com o magma. A partir daí, podem ser encontrados tanto incrustados em rochas (diamante primário), quanto à deriva em rios e córregos depois de se desprenderem (diamante secundário). Atualmente, diamantes negros são encontrados com frequência apenas no Brasil e na África Central.

Diamante extraterrestres (Foto: reprodução)

No entanto, diamantes extraterrestres como “O enigma” não são tão incomuns assim – afinal, o diamante é basicamente composto de carbono cristalizado. Em 2014, astrônomos chegaram a localizar uma imensa estrela antiga que resfriou e tornou-se um diamante. A pedra preciosa extraterrestre tinha aproximadamente o tamanho da Terra.

Apesar disso, “O enigma” carrega o título de maior diamante lapidado – extraterrestre ou não – a ser comercializado. Antes de ir à leilão, onde poderá ser adquirida inclusive por criptomoedas, a pedra preciosa ficará em exibição em Dubai, Los Angeles e Londres até a segunda semana de fevereiro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES