Dia do Patrimônio Histórico Nacional: conheça 7 riquezas do Piauí - Parque Nacional da Serra da Capivara

De Norte a Sul o Piauí possui registros da própria história, que está escrita no patrimônio histórico brasileiro - Parque Nacional da Serra da Capivara

Slide 1 de 7

Parque Nacional da Serra da Capivara

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Hoje, 17 de agosto, comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico Nacional. No Piauí existem muitos destinos para o chamado turismo histórico. O Parque Nacional Serra da Capivara, por exemplo, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza que ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias

A área do Parque tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Na foto, a pintura rupestre mais conhecida e que estampa camisetas e material promocional no parque. Ela representa uma capivara, base da alimentação da caça nativa.

O Parque Nacional foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.

Slide 1 de 7
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES