Dia de São Jorge: confira a história e oração do Santo Guerreiro - A história de São Jorge

Além do Brasil, Jorge é padroeiro da Inglaterra, além de ser festejado na Espanha, Portugal, Canadá, Lituânia, Rússia, Bulgária, entre outros. - A história de São Jorge

Slide 2 de 6

A história de São Jorge

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A primeira coisa a saber sobre São Jorge é que não é possível confirmar se ele existiu, de fato, ou não. Isso se aplica a muitos santos da antiguidade cristã. 

"Não temos muitos registros históricos sobre a figura de São Jorge. Temos aquilo que nos foi passado pela tradição", conta Dayvid da Silva, professor e coordenador do curso de Teologia da PUC-SP. 

A tradição, então, diz o seguinte: Jorge teria nascido por volta do ano 280 d.C. na Capadócia, atual Turquia, e se mudou mais tarde para a região da Palestina. Ao longo da vida, ele se alistou no exército do Império Romano. 

Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano.

Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.

O local da morte é incerto: algumas fontes apontam que o futuro santo guerreiro teria sido assassinado na cidade de Lida, em Israel, onde os supostos restos mortais repousam até hoje. Já outras apontam a cidade de Nicomédia, na Turquia.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES