O dia de Corpus Christi será feriado em ao menos metade das capitais do país, garantindo uma pausa no meio da semana para os trabalhadores dessas cidades, na quinta-feira, 19 de junho.
Embora a data seja considerada ponto facultativo pelo governo federal, os municípios têm autonomia para decretá-la como feriado religioso, desde que haja regulamentação local — como ocorre em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA).
Nas localidades onde a data é feriado, os trabalhadores são, em regra, dispensados. Caso precisem trabalhar, têm direito ao pagamento em dobro ou a uma folga compensatória. Das 27 capitais brasileiras, 14 decretaram Corpus Christi como feriado, 11 adotaram o ponto facultativo e duas ainda não publicaram decretos sobre o assunto.
Consideram feriado
- Maceió (AL)
- Salvador (BA)
- Vitória (ES)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
- Belém (PA)
- Curitiba (PR)
- Teresina (PI)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Boa Vista (RR)
- São Paulo (SP)
- Aracaju (SE)
- Goiânia (GO)
Consideram ponto facultativo
- Rio Branco (AC)
- Manaus (AM)
- Brasília (DF)
- Belo Horizonte (MG)
- São Luís (MA)
- João Pessoa (PB)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Velho (RO)
- Florianópolis (SC)
- Palmas (TO)
Sem decreto
- Macapá (AP)
- Rio de Janeiro (RJ)
O que é ponto facultativo?
Em dias de ponto facultativo, os servidores públicos geralmente são liberados do trabalho sem perda de remuneração. A medida costuma ser aplicada em dias úteis próximos a feriados ou fins de semana.
Já no setor privado, como a data não é considerada feriado, as empresas não têm obrigação legal de liberar seus funcionários. A decisão de conceder ou não a folga cabe a cada empregador.
FERIADOS EM 2025
Restam apenas seis feriados no calendário de 2025, dos quais dois caem em quintas-feiras — o que pode permitir a formação de feriadões, caso as empresas optem por emendar com a sexta-feira. Essa decisão, no entanto, fica a critério de cada empregador.
São eles:
- 20 de novembro (Dia da Consciência Negra);
- 25 de dezembro (Natal).
Além disso, o ano ainda contará com outros quatro feriados que coincidem com finais de semana
- 7 de setembro (Independência do Brasil);
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida);
- 2 de novembro (Finados);
- 15 de novembro (Proclamação da República).