Quem acha o arroz apenas como um alimento comum, está enganado. O grão versátil, adotado na dieta básica dos brasileiros, virando até tradição de boa sorte em casamento, é uma parte importante da economia nacional. E o Dia Internacional do Arroz é celebrado em 31 de outubro, sendo instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nos anos de 2003 com o objetivo de promover discussões e valorizar o cereal mundialmente. Confira curiosidades sobre ele.
De onde veio o arroz?
Conforme a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), a origem do grão é incerta e rodeada de teorias. A mais difundida conta que já era cultivado no Sudeste do Continente Asiático no ano 3 mil a.C. No Brasil, áreas do Maranhão, Pernambuco, Pará e Bahia foram escolhidas pelos portugueses para o cultivo a partir de 1745. O plantio em outras regiões aconteceu apenas quando o cereal foi incluído na alimentação do exército.
Qual o arroz mais saudável?
O integral é considerado mais nutritivo entre as variedades por conter na composição maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras, combinação importante para o funcionamento do intestino. Outro benefício é o aumento da saciedade entre as refeições. O tipo branco, muito consumido no Brasil, tem as vitaminas e minerais presentes nas camadas periféricas, parte que é retirada no polimento.
Salgado ou doce?
O arroz e feijão é uma combinação perfeita, nutritiva e saborosa na alimentação de qualquer brasileiro. Em outras culturas, o arroz, que é muito versátil, também se destaca. Nos pratos japoneses, por exemplo, acompanha o peixe cru ou frito. Na Itália, o risoto é tão famoso quanto a pizza. E sem falar nas preparações doces, como arroz-doce, pudim e bolo.