Vamos desvendar uma curiosidade que assola muita gente, qual a diferença entre “carioca” e “fluminense”?. Qual é o gentílico para quem nasce na cidade do Rio? E no estado? Vamos saber agora:
Origem: palavra “carioca” tem uma origem tupi, porém, o seu exato significado ainda gera grande debate. Essa ideia difundida é de que seria a junção de kara’iwa, que signifa homem branco e oka, quer dizer, casa: “casa de branco”. Outros dizem que o nome significa “casa do peixe cascudo”.
Europa: Quando os primeiros europeus chegaram aqui na costa, as suas armaduras teriam feito com que os nativos se lembrassem de escamas de um peixe.
Time de Futebol: E o termo “fluminense” teria vindo de flumem, do latim, “o rio”. Que somado ao sufixo -ense, quer dizer “aquele que vem do rio”. Na cidade do Rio de Janeiro, existe o rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e passa por bairros como Cosme Velho e Laranjeiras.
Quem veio primeiro: Não dá para cravar qual veio primeiro: o nome do rio ou o gentílico. Tem quem defenda que o “carioca” do curso de água passou para os que moravam lá perto; mas há quem defenda o contrário.
História: O “Fluminense” veio só depois. No ano de 1783, através de um decreto do vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Sousa, as pessoas nascidos na província do Rio de Janeiro seriam chamadas com esse gentílico.