Descubra qual é a origem da palavra “carioca”? E da palavra “fluminense”?

Durante o tempo em que o Rio foi capital do Brasil, o gentílico oficial da cidade também era “fluminense” – novamente, a pedido dos membros da corte.

Avalie a matéria:
Descubra a origem da palavra carioca e da palavra fluminense | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vamos desvendar uma curiosidade que assola muita gente, qual a diferença entre “carioca” e “fluminense”?. Qual é o gentílico para quem nasce na cidade do Rio? E no estado? Vamos saber agora: 

Origem: palavra “carioca” tem uma origem tupi, porém, o seu exato significado ainda gera grande debate. Essa ideia difundida é de que seria a junção de kara’iwa, que signifa homem branco e oka, quer dizer, casa: “casa de branco”. Outros dizem que o nome significa “casa do peixe cascudo”. 

Europa: Quando os primeiros europeus chegaram aqui na costa, as suas armaduras teriam feito com que os nativos se lembrassem de escamas de um peixe. 

Time de Futebol: E o termo “fluminense” teria vindo de flumem, do latim, “o rio”. Que somado ao sufixo -ense, quer dizer “aquele que vem do rio”. Na cidade do Rio de Janeiro, existe o rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e passa por bairros como Cosme Velho e Laranjeiras. 

Quem veio primeiro: Não dá para cravar qual veio primeiro: o nome do rio ou o gentílico. Tem quem defenda que o “carioca” do curso de água passou para os que moravam lá perto; mas há quem defenda o contrário. 

História: O “Fluminense” veio só depois. No ano de 1783, através de um decreto do vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Sousa, as pessoas nascidos na província do Rio de Janeiro seriam chamadas com esse gentílico. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES