Vez ou outra, aparecem bolinhas fedidas na garganta. Elas são esbranquiçadas. Elas são pastosas e fedidas, e se formam nas amígdalas e geralmente são expelidas quando tossimos ou espirramos. Agora você do que estamos falando, não é?
Essas bolinhas – que diga-se de passagem, são meio nojentas -, também podem ser chamadas de cáseos amigdalianos, tonsilólitos ou caseum, e não são nada com o que você deva se preocupar seriamente.
De acordo com Alina Bradford, do site Live Science, em matéria da Mega Curioso, basicamente, essas bolotas consistem em acúmulos benignos de restos de tecidos, alimentos e bactérias nas reentrâncias que existem nas amígdalas.
Para inicio de conversa, você precisa saber que as amígdalas são aglomerados de tecido linfático que entram em ação quando inalamos ou engolimos agentes que podem causar doenças, ativando o sistema imunológico. Essas estruturas funcionam como uma espécie de barreira de proteção que evita que partículas, fragmentos de comida e outros objetos caminhem pelo sistema respiratório, chegando até os pulmões.
Com o passar do tempo, essa barreira acumula um monte de detritos. Entre esses restos estão células mortas e bactérias, que vão se acumulando nas cavidades das amígdalas. Então, o nosso organismo envia glóbulos brancos para atacar esses corpos estranhos, e quando essas células imunológicas terminam o “serviço”, o que fica para trás são partículas mais consistentes. Na maioria das vezes, esses restos são engolidos pelo organismo, em outras, eles formam essas bolinhas brancas e fedidas na garganta.
Como lidar
Os cáseos amigdalianos são comuns na infância e juventude, porém, podem aparecer em qualquer idade. Ela vem acompanhada de irritação e vermelhidão na garganta, além de na maioria das vezes vir acompanhada de mau hálito.
Como não é uma doença, ou afim, não há nada que possa fazer para cura-los. Elas são expelidas através de tosse natural, ou você mesmo pode usar um cotonete para remove-las. Também não há nada que você possa fazer para evitar que elas apareçam, porém, você pode manter a higiene bucal sempre em dia e isso ajudará.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Asiático cria dispositivo que permite beijar na boca à distância