SEÇÕES

Descubra o que é compliance e o motivo da demissão de Rodrigo Bocardi

A decisão de desligar o âncora do Bom Dia São Paulo foi tomada após o descumprimento de “normas éticas”, uma questão de compliance.

Descubra o que é compliance, motivo da demissão do jornalista Rodrigo Bocardi | Foto: Google
Siga-nos no

O apresentador Rodrigo Bocardi, 49, foi demitido da Globo após 25 anos. De acordo com a emissora, a decisão do desligamento do âncora do Bom Dia São Paulo foi tomada depois do descumprimento de “normas éticas”, uma questão de compliance. Para o advogado trabalhista José Eduardo, essa foi uma demissão por questão e compliance, considerado algo extremamente grave. Ele conta que compliance é um conjunto de disciplinas que visa assegurar que empresas e indivíduos atuem em conformidade com normas legais, políticas internas e regulamentos externos aplicáveis ao seu negócio.

regras internas que não podem ser infrigidas

“É a violação de regras internas da empresa, estabelecidas no compliance, que podem gerar inclusive a demissão. Exemplos: violação do código de conduta da empresa. Algum assunto que fira a imagem ou reputação da empresa por conta de um comportamento ilegal ou mesmo ato de indisciplina do trabalhador”, explicou o advogado.

o que pode causar demissão

De acordo com o advogado, existem outros exemplos de violação do código de conduta da empresa: mau comportamento, como assédio de colegas, resultando em ferimentos à imagem da emissora, ou descumprimento do dever funcional, deturpação de uma notícia, causando danos à reputação da Globo, como exemplo.

Ainda conforme Pastore

Regra de violação de compliance geralmente é mantida em sigilo, o que explica o fato de a Globo não dar mais detalhes sobre a demissão.  “Essa demissão pode ser com ou sem justa causa. Mas se for por justa causa é [uma demissão] gravíssima. Se for sem justa causa é grave [também]. Geralmente, estas demissões ocorrem depois de um processo de apuração muito cuidadoso, para que não se cometa injustiças com o trabalhador, o que indica que o caso do Rodrigo foi muito grave”, afirmou o advogado.

mais informações

“Certamente, houve apuração e ele foi desligado. Um último exemplo: a demissão pode ser decorrente de algum desentendimento com seu superior hierárquico. Mas, certamente, a demissão do Rodrigo tem a ver com alguma questão ética”, disse o advogado. Ele ainda ainda explicou que a demissão do apresentador não aconteceu por diminuição de custos ou problema econômico da Globo. “O termo compliance vem do verbo em inglês ‘to comply’, que significa ‘cumprir’, ‘obedecer’ ou ‘estar em conformidade com’. […] Foi algo mais sério, contudo no contexto do compliance”, concluiu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também