No ar, desde os anos 1974, a "Sessão da Tarde" exibe vários filmes para as novas audiências de todas as faixas etárias. De "As Branquelas" a "A Lagoa Azul", os longas exibidos nessa sessão geralmente são "clássicos" queridinhos para os brasileiros.
não é simples
Talvez pareça uma escolha simples, mas na verdade, muito é levado em conta na hora de decidir quais filmes entram para a programação: época do ano, dados de audiência e até o noticiário. Descubra como são escolhidos os filmes da "Sessão da Tarde".
Como é feita a escolha de filmes?
A Globo tem um catálogo de filmes, que são tagueados por gêneros e temas. E a equipe cruza as listas geradas pelo sistema com os índices de audiência e resultados de pesquisas com consumidores para começar a estruturar a grade. Esses dados e algoritmos ajudam, claro, mas a curadoria ainda é feita por pessoas - afinal, os filmes serão exibidos para pessoas. A partir disso, o planejamento é feito da seguinte forma:
Planejamento anual, quando o time se reúne para definir os títulos que passarão no próximo ano. Daí, escolhem cerca de 300 filmes do catálogo; Depois, no início de cada trimestre, repensam a programação diária de filmes das 12 semanas seguintes; A scooter de entrada mais completa e com tecnologia híbrida.
O que pode afetar o planejamento?
A revisão trimestral ou semanal pode causar mudanças na programação de acordo com o noticiário. Por exemplo, quando Fernanda Torres foi indicada ao Oscar, a "Sessão da Tarde" mudou a programação para homenagear a atriz, e exibiu dois episódios de "Tapas e Beijos".
O que mais é levado em conta?
Ao contrário de sessões mais noturnas, a "Sessão da Tarde" tem um público bem amplo - então, é normal exibir filmes para todas as faixas etárias, de comédia, aventura, ação ou drama. A época em que o filme será exibido também é um fator. No início do ano, histórias de superação ou comédias leves costumam ser mais proveitosas.