Sabe quando você volta quebrado do futebol, da academia ou de um dia cheio no trabalho? Uma ótima alternativa para recuperar as energias é com uma massagem relaxante. Isso pode parecer um luxo, mas a técnica é indicada inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como tratamento para auxiliar na cura de doenças como depressão, debilidades físicas, artrose, estresse, fadiga, contraturas musculares, cansaço e dores no corpo.
Se você nunca experimentou uma massagem dessas está perdendo tempo, cada vez mais homens estão procurando essa técnica. De acordo com dados do aplicativo Singu, 93% dos caras de 18 a 44 anos do app estão atrás de uma massagem relaxante , 4% por drenagem e 3% por modeladora. “Acredito que essa procura se deva ao fato dos homens estarem mais atentos aos cuidados com o corpo”, fala o massagista Ivan Souza.
O que é essa massagem?
O especialista explica que a relaxante é uma técnica na qual são aplicados movimentos suaves utilizando as mãos na musculatura do corpo mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios. “Durante a massagem são utilizados óleos vegetais que auxiliam a execução dos movimentos e também em alguns óleos essenciais que são produtos fitoterápicos usado na medicina natural e têm propriedades curativas”, ressalta.
Benefício atrás de benefício
Os benefícios dessa massagem são muitos, um deles é a melhora na pele por favorecer a circulação sanguínea, elevar a quantidade de nutrientes distribuída para as células e fazer com que a pele se torne hidratada, elástica e jovem. Além disso, a prática ajuda a diminuir a retenção de líquidos e os edemas. Fora isso, beneficia a flexibilidade, ajuda a regular as energias, harmonizando todo o organismo. Na parte psicológica, cria uma sensação de bem-estar e alegria.
“De modo geral, a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento e diminui dores musculares, lesões e cãibras causadas pelo esporte, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células”, afirma Ivan.
Como funciona?
Geralmente, a massagem tem duração média de uma hora e é feita em todos os músculos do corpo, tanto nos membros inferiores quanto nos superiores. Também inclui os pés, o rosto e a cabeça num geral. “Além das manobras feitas com as mãos, também podem ser usadas outras técnicas para realização da massagem, como bambu, pedras quentes, entre outros”, fala o massagista.
Indicações e contraindicações
Quando for fazer a massagem é preciso ter alguns cuidados que são listados pelo especialista:
Evite comer pouco antes da massagem. O ideal é ingerir algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes;
- Como é uma massagem realizada com óleo diretamente sobre a pele, você deve ficar apenas com a roupa íntima;
- Retirar também todos os acessórios (anéis, corrente, brincos e relógios);
- Fique atento a estas contraindicações. Quem tem algum desses problemas não deve fazer a massagem relaxante: trombose venosa profunda, alterações cardíacas e vasculares, fraturas ósseas, febre, infecções, embolias, casos de gripe ou infecção forte, doenças contagiosas, pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas.