Recentemente, uma brincadeira em que adultos fingem fazer uma “mágica” para os filhos desaparecerem com a ajuda de um cobertor está rolando na internet. Nos vídeos de crianças, os responsáveis pela pegadinha fingem que os menores ficaram invisíveis e passam a tratá-los como se fossem apenas “vultos”.
Para o truque dar certo e realmente convencer as crianças, os adultos tiram fotos com os pequenos, mas só mostram cliques registrados no lugar anteriormente, sem a presença deles. Nos vídeos de crianças , todos aparecem rindo enquanto os menores ficam completamente desesperados, tentando provar que estão vivos e presentes.
De acordo com a psicanalista infantil Lola Andrade, a brincadeira não é saudável e os pais deveriam pensar bem antes de colocar a ação em prática. “Esses vídeos me surpreendem. Isso não tem o caráter de uma brincadeira para criança”, diz ela. Para a especialista, o lúdico nem passa perto dessa pegadinha, que pode gerar traumas e transtornos no futuro.
“Por que uma família faz isso com uma criança? Será que é só para se divertir? O que separa a diversão de uma maldade? A gente questiona tanto a questão do bullying, de pessoas que torturam, e eu me pergunto se isso não tem a origem dessa maldade que também fica por trás do bullying”, dispara Lola.
Segundo a psicóloga, tudo seria diferente se os pais soubessem a hora de parar e fossem claros e abrissem o jogo com os filhos, dizendo o que realmente vai acontecer na hora da pegadinha. Essa, porém, não é a intenção do desafio que está circulando nas redes sociais.