A obesidade é, sem dúvidas, um dos problemas mais graves da atualidade que atinge em sua grande maioria crianças e adolescentes no mundo todo. Decidida a enfrentar o problema, uma escola da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, resolveu trocar cadeiras da sala de leitura por bicicletas ergométricas.
De acordo com os organizadores do projeto, as crianças que frequentam a escola de nome Ward Elementary passam, em média, cerca de cinco horas sentadas e sem fazer nenhuma atividade. Para muda isso, trocaram as cadeiras por bicicletas, visando estimular a prática de exercícios e evitar possível desenvolvimento da obesidade infantil.
E engana-se quem pensa que a leitura foi deixada de lado. Os pequenos podem ler sentados, enquanto exercitam o próprio corpo. Após um ano de experiência, os resultados já foram aparecendo. O interesse das crianças pela leitura aumentou em 50%.
A ideia, iniciantemente denominada de “Read and Ride”, ganhou repercussão em outros lugas, sendo que 30 escolas passaram a utilizar a medida.