Um dos problemas de saúde mais populares na atualidade, é a gastrite. A doença atinge sete em cada dez brasileiros, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Existe o aumento, inclusive, do caso de jovens com a doença – uma consequência dos hábitos de vida que incluem fast-food, cigarro e bebidas alcoólicas em excesso. Muitas vezes a gastrite pode chegar de forma silenciosa, e só começar a causar consequências visíveis muito tempo depois.
A gastrite é definida por uma inflamação nas paredes do estômago. Poucas pessoas sabem, mais existe mais de um tipo de gastrite. A verdade é que existem cinco deles, veja:
Gastrite nervosa: os sintomas surgem no momento em que o indivíduo encontra-se sob estresse e ansiedade;
Gastrite aguda: os sintomas surgem de forma repentina, podendo ser causada por uma doença ou por uma lesão grave e súbita;
Gastrite crônica: quando vai se desenvolvendo ao longo do tempo;
Gastrite erosiva: quando além da inflamação há algum esboço de lesão nas camadas mais internas do estômago devido ao uso de medicamentos, doença de Crohn ou infecções causadas por vírus ou bactérias;
Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há lesão nas camadas mais internas do estômago, mas que ainda não pode ser classificada como úlcera.
Existem vários sintomas que podem indicar a gastrite. Um dos principais empecilhos é que eles são facilmente confundidos com sintomas de outras doenças. Também é bom lembrar que você pode ter um quadro de gastrite mesmo sem ter nenhum sintoma. Veja os sintomas mais comuns:
dor de estômago ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou quando fica muito tempo sem comer nada;
abdômen inchado, principalmente após as refeições;
náusea e vômitos;
indigestão;
mal estar;queimação no estômago;
gases que saem em forma de arrotos ou flatos.
O tratamento para a doença é bem simples na verdade. Serão passados medicamentos específicos receitados pelo gastroenterologista para diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor. Eles devem ser tomados junto a uma dieta balanceada e exercícios físicos.