O queijo de cabra Olavidia, da marca espanhola Quesos y Besos, desbancou o concorrente francês do tipo macio, estilo cottage, da Fromagerie Berthaut, e venceu na quarta-feira (3) o prêmio de Melhor Queijo do Mundo em 2021.
A competição "World Cheese Awards" é promovida anualmente pelo Festival Internacional do Queijo. Esta 33ª edição aconteceu em Oviedo, na Espanha, onde 4 mil queijos de cinco continentes foram avaliados por 250 jurados internacionais.
O Olavidia recebeu 103 votos dos experts contra 98 do queijo francês que liderava a competição até o último minuto, segundo a "CNN" americana. Durante a transmissão do evento, o jurado britânico Jason Hinds o descreveu aos colegas como um queijo de cabra com uma "textura rica, sedutora e cremosa".
"Só quero ir para a cama com ele", brincou. Silvia Pelaez, dona da queijaria no sul da Espanha, comemorou o título de seu produto artesanal. "Trabalho duro compensa", disse ela.
A Quesos y Besos possui seis funcionários, de acordo com a emissora. Entre os avaliadores estavam cientistas do ramo alimentício, vendedores de queijo, chefs e sommeliers que deram notas para o visual, cheiro, textura e sabor de cada porção.