Em um panorama de mudanças propostas pela nova era dos transportes, a aviação está enfrentando o maior desafio. E não é só pela porcentagem de poluição que essa indústria representa em escala global das emissões de dióxido de carbono, e também pelo tamanho das aeronaves. A empresa de energia americana, a Radia, apresentou vários planos para construir o maior avião cargueiro de todo o mundo, que tem com única finalidade transportar pás gigantes das turbinas eólicas para acelerar a transição energética.
Quem lidera o projeto é Mark Lundststrom, um cientista de foguetes, que foi formado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e no ano de 2016, ele fundou a Radia que tem o objetivo de aplicar soluções aeroespaciais na expansão da energia eólica. Segundo o jornal Wall Street, Mark e a sua equipe de engenheiros passaram sete anos trabalhando e aperfeiçoando o projeto batizado de "Windrunner".
A aeronave conta com um comprimento de 108 metros, uma altura de 24 metros e envergadura de 80 metros, conta com uma capacidade de carga de 80 toneladas. Fazendo com ele seja do tamanho de um campo de futebol, e cerca de 25 metros mais longo que o maior avião militar que existe e bem maior que um Boeing 747.Será necessária uma pista de 1.800 metros de comprimento para poder pousá-lo.