Conheça as principais causas de cãibras e como evitar o problema

Essas contrações são frequentemente intensas e dolorosas.

| iStock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quase todo mundo já sofreu com as cãibras musculares durante ou após uma sessão de exercícios intensos ou prolongados. As cãibras musculares são contrações súbitas ou espasmos involuntários, que ocorrem durante ou após uma atividade física intensa, habitualmente nos músculos específicos exercitados. Essas contrações são frequentemente intensas e dolorosas. Com informações do site Uol.

Os músculos comumente afetados incluem a panturrilha, o posterior de coxa e o quadríceps, mas essas cãibras podem acontecer em qualquer músculo do seu corpo.

A dor intensa de uma cãibra pode acordá-lo durante a noite ou dificultar a caminhada, por exemplo. O sintoma mais comum da cãibra é uma dor intensa e aguda, com duração de alguns segundos a 15 minutos. No entanto, em alguns casos, um nódulo protuberante de tecido muscular sob a pele também pode acompanhar uma cãibra. 

O que causa cãibras musculares?

As cãibras musculares têm várias causas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Cape Town (África do Sul), há algumas teorias, como a metabólica, a da desidratação, eletrolítica, ambiental e neurológica. 

– Cãibras induzidas pelo calor: A temperatura central tende a se manter dentro da variação normal. Um desequilíbrio no nível dos líquidos corporais e nas concentrações eletrolíticas desencadeia esse tipo de cãibra, sendo que o indivíduo costuma ter alta taxa de transpiração e/ou altas concentrações de sódio no suor. As cãibras induzidas pelo calor não ocorrem necessariamente com uma elevação de temperatura corporal. Se detectada essa causa, é necessário proporcionar uma oferta de água com sódio e eletrólitos e aumentar a ingestão diária de sal nos dias de estresse térmico. A transpiração excessiva desencadeia na perda de eletrólitos durante a exposição prolongada ao calor. Se esses minerais não forem repostos, podem ocorrer dores e espasmos musculares, de forma mais comum no abdome e extremidades. Por isso, é essencial a ingestão de água e aumento da ingestão de sódio em dias que precedem o estresse térmico, ou seja, exposição extrema ao calor com exercícios intensos e exaustivos.

– Desidratação e depleção de eletrólitos/desequilíbrio eletrolítico: A desidratação por meio da perda excessiva ou desequilíbrio de fluidos no corpo e precariedade na hidratação pode levar a cãibras. O desequilíbrio eletrolítico, por níveis muito baixos de cálcio, potássio, sódio e magnésio; pode levar a quadros de cãibras frequentes. 

– Controle neuromuscular alterado: Essa teoria propõe que a fadiga muscular induzida pelo exercício provoca aumento da atividade do fuso muscular e diminuição da atividade do órgão tendinoso de Golgi. A função anormal desse órgão, um sensor muscular, acarreta no aumento dos disparos dos motoneurônios localizados na medula espinal e, consequentemente, gera contrações musculares involuntárias; sendo que uma atividade reflexa anormal atue como fator decisivo na promoção das cãibras musculares induzidas pelo exercício. 

– Problemas circulatórios: Um baixo suprimento de sangue para membros inferiores pode causar cãibras nessas áreas quando você se exercita, caminha ou participa de atividades físicas. Nos mais idosos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores, causado por placas de aterosclerose, pode provocar câimbras.

– Condições médicas associadas a cãibras: Algumas condições médicas podem causar cãibras musculares, sendo que essas condições incluem a artrose, que leva à perda da elasticidade dos discos que ficam entre as vértebras da coluna lombar, podendo comprimir o nervo e causar cãibras musculares nas pernas ao caminhar ou ficar em pé; alcoolismo; gravidez; falência renal; lesões; anemia; nódulos; hipotireoidismo ou baixa função da glândula tireoide. 

Como posso prevenir cãibras musculares? 

- A primeira estratégia para evitar cãibras é aprender a respeitar o próprio corpo. 

- O alongamento é a prevenção e o tratamento para quadros de cãibras, ele deve ser feito antes e após os exercícios. O alongamento passivo alivia as cãibras musculares ao invocar o reflexo de alongamento inverso. O alongamento de um músculo ativa o órgão tendinoso de Golgi que, por sua vez, inibe os motoneurônios na medula espinal, ocasionando relaxamento muscular.

- Aqueça antes de participar de esportes e exercícios. A falta de aquecimento pode resultar em tensão muscular e lesão. 

- Não se exercite logo após comer, principalmente alimentos pesados. Reduza a ingestão de alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café e chocolate.

- Muitos especialistas sugerem que a desidratação é uma das principais causas de espasmos musculares, por isso certifique-se de beber bastante líquido para evitar a desidratação. Seu corpo perde mais água quando fisicamente ativo, portanto, aumente sua ingestão de líquidos ao se exercitar. Invista em bebidas com eletrólitos e aumente sua ingestão de cálcio e potássio naturalmente bebendo leite e suco de laranja ou comendo bananas. 

- Estudos sugerem que o magnésio, o zinco e as vitaminas B, D e E podem limitar a probabilidade de ter uma cãibra muscular — ou pelo menos aliviar a dor. Inclua frutas e verduras na dieta, estes alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais. 

- Converse com seu médico sobre tomar um suplemento vitamínico para garantir que seu corpo receba o suprimento necessário de nutrientes e minerais.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES