Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente - 1. Nicotina

Após entender as principais motivações para adicção de tais substâncias, vamos abordar as drogas mais viciantes e seus efeitos causados na saúde do corpo e da mente. - 1. Nicotina

Slide 1 de 5

1. Nicotina

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Presente na composição do cigarro, a nicotina causa graves prejuízos ao organismo e é considerada uma das drogas lícitas mais letais. Essa substância tem a capacidade de estimular a produção de dopamina, um dos mediadores químicos cerebrais responsáveis pela regulação do centro de prazer.

Uma das razões que sustentam a adicção ao cigarro é o desequilíbrio nas concentrações dos mediadores cerebrais que regulam as emoções. Sem a nicotina, a taxa de dopamina cai e o cérebro do fumante produz noradrenalina. Em alta, esse hormônio causa ansiedade e faz a pessoa consumir cada vez mais cigarros.

Principais efeitos

Em altas concentrações no corpo, a nicotina eleva os batimentos cardíacos, a pressão arterial e desregula a frequência respiratória. Esse elemento também afeta a atividade motora, dificulta a digestão e, somado aos outros componentes do cigarro, apresenta um alto potencial cancerígeno.

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES