Você sabia que nem todas as árvores do mundo têm tronco marrom e copa verde?. Existem algumas que possuem formatos e cores peculiares, além de histórias misteriosas e impressionantes de sobrevivência. Conheça espécies mais diferentes do planeta!
Árvore da Vida
No meio do deserto do Bahrein, tem uma aárvore solitária que sobrevive há mais de 500 anos. A Shajarat-al-Hayat, apelidada de Árvore da Vida, é uma acácia de quase 10 m de altura. Segundo uma lenda da região, ela fica no mesmo local do bíblico Jardim do Éden. A façanha de se manter verde em um local árido atrai aproximadamente 50 mil turistas todos os anos para vê-la de perto.
Árvores de Circo
As chamadas Árvores de Circo (Circus Trees) foram plantadas, podadas e vergadas uma a uma pelo fazendeiro Axel Erlandson, na década de 1920, para formar verdadeiras esculturas naturais. Após a sua morte, elas foram compradas pelo proprietário do parque Gilroy Gardens, na Califórnia (EUA), onde 20 delas sobrevivem até hoje e podem ser visitadas.
Árvores sabinas
Na ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias, as árvores sabinas crescem próximas ao litoral e sofrem com a ação do vento forte, que faz com que seus caules "entortem" com o tempo. A deformação nos troncos rendeu uma aparência peculiar às plantas, que viraram atração turística local.
Cajueiro de Pirangi
Localizada na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim (RN), a árvore cobre uma área de mais de 9.000 m² e entrou para o Guinness World Records como o maior cajueiro do mundo, em 1994. O crescimento se deve a anomalias genéticas, fazendo com que os galhos avancem para os lados. O peso os levou a se curvarem e atingirem o solo, ocorrendo um novo enraizamento.