Quem vê a pequena Rory van Ulft, de 7 anos, não desconfia que por trás da imagem de frágil garotinha esconde-se uma verdadeira "gigante" da força. Ela é considerada a criança mais forte do mundo e é capaz de levantar 80 kg sozinha.
Com um pouquinho mais de um metro de altura, a menina é natural do Canadá e levanta todo esse peso usando uma barra olímpica. Além disso, ela sustenta 32 kg na categoria snatch (arranco), 42 kg na categoria clean and jerk (arremesso) e 61 kg no agachamento.
A garota começou o treinamento com cinco anos de idade após terem identificado o talento para o esporte em uma aula de ginástica. Coroada campeã nacional juvenil de halterofilismo dos Estados Unidos na categoria 30 kg, Rory compete com atletas sub-11 e sub-13. Antes de fazer 10 anos, a menina é a mais jovem campeã do esporte.
A garota diz que tem toda uma técnica para levantar tanto peso. "Só limpo e mente e levanto", disse. Ela também é toda preocupada com o visual, por isso usa tatuagens falsas nos braços durante as competições.
O pai da criança diz que a rotina de treinos da atleta mirim tem o acompanhamento dos melhores profissionais da medicina esportiva e que a pequena estrela canadense tem todo o aparato tecnológico ao seu favor. Imagine quando essa garotinha crescer?