Sabe esse calor de verão que estamos sentindo? Ele se acaba com um gostoso banho de rio. Pensa em uma cachoeira geladinha, com toda aquela queda forte da cascata e mergulhos magníficos.
Melhor ainda é você ir dar um mergulho na Itália. Admite, eu fui ousado nessa, não fui? Na região de Terni, na Itália, a cerca de 100 km ao norte de Roma, você poderia conhecer a Cascata delle Marmore, ou simplesmente a Cascata do Mármore.
Existem dois detalhes que tornam essa cascata especial. Primeiro, ela possui milhares de anos, e isso já seria incrível por si só. Mas ela também não é natural, e sim artificial, construída pelo homem.
Cascata artificial
Localizada no rio Velino, a Cascata delle Marmore foi realizada pelos engenheiros do Império Romano, em cerca de 2,2 mil anos atrás. A ideia não era fazer algo bonito, e sim funcional, já que a cascata deu fim a um imenso pântano na planície de Reiti.
Acontece que a água ficava parada na época, e gerava muitas doenças mortais. Tudo isso foi ordenado pelo cônsul romano Mânio Cúrio Dentato, em 221 a.C. O desvio criou uma cachoeira de 165 metros de altura, sendo uma das maiores da Europa.
Sem solução
Por mais que a solução fosse acabar com o foco de doenças gerado pela água parada, isso não aconteceu. Acontece que depois do desviu, o lugar, quando chove muito, alaga tudo ao redor. O problema foi resolvido no século 18, muitos anos mais tarde. O papa Pio VI criou novas facilidades para drenar a água e impedir os alagamentos.
Isso funcionou como uma forma de atrair os turistas. o lugar foi visto por pessoas do mundo todo como um grande centro de inspiração. Hoje ela ainda atrai os turistas e é um dos pontos turísticos mais famosos da Itália.