Conheça 4 experimentos muito cruéis feitos com animais - 3. O projeto Lázaro

As pesquisas de Weinhold refletiam as ideias de uma época em que a comunidade científica parecia obcecada em reviver os mortos. - 3. O projeto Lázaro

Slide 3 de 4

3. O projeto Lázaro

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Karl August Weinhold não foi o único cientista obcecado pela ideia de ressuscitar mortos. Muito tempo depois, na década de 1930, um pesquisador chamado Robert Cornish, da Universidade da Califórnia, acreditava que seria possível reviver animais mortos que não tivessem sofrido grandes danos em seus órgãos.

Ele fez então uma experiência bem condenável: asfixiou quatro cachorros fox terriers, os quais batizou de Lázaro (uma referência ao personagem bíblico que Jesus teria ressuscitado) e os colocou em uma máquina que fazia circular o sangue dos cadáveres. Enquanto isso, Cornish injetava um coquetel de adrenalina e anticoagulantes.

O resultado? Pasme: o cientista conseguiu trazer à vida os cães Lázaro 3 e 4. Um deles ficou vivo por meses, ainda que cego e com danos cerebrais. Cornish foi fortemente criticado pelos seus pares e acabou demitido da UCLA. Ele foi forçado a fazer seus experimentos nos limites de sua própria residência, usando porcos no lugar de cães.

Ele ainda tentaria fazer a mesma experiência com humanos, e até achou como voluntário um homem condenado à morte. No entanto, as autoridades prisionais não deram permissão e Robert Cornish acabou desistindo. (Fonte: Bettmann/Fine Art America/Getty Images)

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES