O surto de problemas de pulmão relacionados ao uso de cigarros eletrônicos adulterados tem subido consideravelmente nos últimos tempos. Na última quinta-feira, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos anunciou que já recebeu 805 casos do chamado "vaping lung" em 46 estados e ilhas americanas. Também já foram registradas uma dúzia de mortes em dez estados relacionadas ao uso do produto. A notícia é do site Mega Curioso.
A agência e departamentos de saúde estão investigando há semanas a causa para o aumento repentino de doenças pulmonares graves conectadas ao uso do vape. A Food and Drug Administration (FDA) já compartilhou com as autoridades estaduais que muitos produtos utilizados pelos pacientes continham um óleo derivado da vitamina E, mas ainda é cedo para confirmar se essa substância é responsável pelos problemas pulmonares dos usuários de cigarro eletrônico.
O problema se assemelha ao "pulmão de pipoca" visto por pessoas que inalam produtos químicos durante o dia todo no trabalho. A CDC recebeu dados de 373 dos 805 casos totais e, por enquanto, 72% dos casos foram relatados em homens e 67% em pessoas de 18 a 34 anos.
Até agora, a única conexão entre todos os casos foi o uso de cigarros eletrônicos, sendo que "a maioria" relatou usar produtos com THC e "muitos" usaram THC e nicotina, enquanto poucos dos pacientes com o problema usaram apenas a nicotina.
"Quando você tem milhões de jovens inalando esse coquetel de produtos químicos que nunca foram testados quanto à segurança da inalação, esse tipo de manchete é previsível e também evitável", disse o cientista em saúde ambiental da Chan School of Public Health da Universidade de Harvard Joseh Allen em entrevista ao site Popular Science.