SEÇÕES

Confira os 4 escândalos de pirâmides financeiras registrados no Brasil - 3. Telexfree

Pirâmide financeira é uma categoria de marketing multinível que garante rendimentos muito superiores aos investidos a partir da recomendação de novos clientes, constituindo a base da pirâmide em um ciclo sem fim. - 3. Telexfree

Slide 4 de 5

3. Telexfree

Siga-nos no

Com um prejuízo de quase US$ 3 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões, em conversão direta) causado a clientes de todo o mundo, a Telexfree foi um dos golpes financeiros que mais marcou a década passada, com a empresa chegando a patrocinar o clube de futebol Botafogo em 2014, e investir milhões em propaganda. O esquema era baseado na realização de ligações telefônicas via internet e prometia 200% a 250% de lucro à medida que os “divulgadores”, que compram e revendem pacote de contas, indicassem novos candidatos à pirâmide.

O golpe foi desbancado ainda em 2014, quando uma megaoperação ordenou o fim da empresa ao acusá-la de ser um esquema de pirâmide e atuar como instituição clandestina, captando, administrando e intermediando recursos de terceiros por meio de processos ilegais. Em 2020, Carlos Nataniel Wanzeler, um dos donos da TelexFree, e o sócio Carlos Roberto Costa foram condenados, e até hoje milhares de pessoas aguardam indenização.

Carregue mais