Confira fatos bizarros envolvendo cabelos que você não sabia - Alguns répteis usam fios de cabelo minúsculos para se prender a uma superfície escorregadia

O cabelo é uma das partes mais expressivas e únicas de nosso corpo. - Alguns répteis usam fios de cabelo minúsculos para se prender a uma superfície escorregadia

Slide 3 de 6

Alguns répteis usam fios de cabelo minúsculos para se prender a uma superfície escorregadia

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Por natureza, as lagartixas não são seres pegajosos, mas ainda assim, essas criaturas não enfrentam nenhum problema ao tentar subir nas paredes ou ao se pendurar de cabeça para baixo. Na prática, isso ocorre porque muitos desses répteis ficam pendurados pelos “cabelos” das suas patas. Cada dedo da pata de uma lagartixa é equipada com cabelos microscópicos, divididos individualmente em centenas de cerdas. Essa imprecisão é justamente o segredo por trás de tanta eficácia.

Em 2014, pesquisadores projetaram um modelo matemático para analisar os detalhes desses cabelos microscópicos. Eventualmente, o modelo revelou a existência de um sistema sensível, mas poderoso. Na prática, desde que os pelos fiquem secos, eles permitem que os pequenos répteis colem e descolem suas patas muito rapidamente.

Os cabelos também se ajustam à velocidade quando uma lagartixa pula para uma outra superfície ou quando vira repentinamente. Como tais manobras deslocam uma enorme quantidade de energia, a elasticidade e flexibilidade dos cabelos redirecionam com segurança essa onda de energia, tornando as lagartixas os acrobatas que desafiam a gravidade que são.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES