Confira 12 maneiras de aliviar o calor sem ar condicionado

O calor tá de matar, né? E você já tá irritado? Então, veja dicas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o preço da energia lá nas alturas não é muito fácil se manter fresquinho e aliviar o calor sem ar condicionado. A primavera é linda com suas árvores floridas. Mas ao mesmo tempo traz aquele calorão de pedir socorro!

Então, se você está na lista de pessoas que não têm ar condicionado e está sofrendo com as altas temperaturas, vai gostar dessas dicas que separamos!

12 maneiras de aliviar o calor sem ar condicionado

1 – Tente se manter o mais longe possível dos eletrônicos

É sério. Os aparelhos eletrônicos liberam calor até quando estão desligados. Tire o máximo de aparelhos possível das tomadas. Além de economizar energia você ainda diminui a quantidade de calor liberado no ambiente.

2 – Aliviar o calor sem ar condicionado dormindo no chão

Essa é uma das maneiras mais práticas e eficazes, mesmo que não pareça tão confortável. Mas é bem simples, o frio desce e o ar quente sobe. Então, coloque seu colchão o mais próximo possível do chão. Assim você será capaz de aproveitar mais o ar frio (ou fresquinho).

3 – Banhos gelados

Em alguns locais até a água que sai da torneira fica quente. Desligue seu chuveiro, nada de modo “verão”, é desligado mesmo! A água fria abaixa a temperatura do corpo e tira o suor da pele.

4 – Redes ao invés de camas

Essa é uma cultura nordestina (e de mais algum lugar?). Principalmente nas épocas mais quentes, as pessoas preferem dormir em redes ao invés das camas. Por ser suspensa, facilita a passagem de ar.

5 – Coisa de vó

Alguma vez a sua vó/mãe colocou um paninho úmido na sua testa quando você estava com febre? Então, essa é uma maneira de aliviar o calor sem ar condicionado. Com compressas de gelo nos pulsos, pescoço, parte interna dos cotovelos, virilha, tornozelos e atrás dos joelhos, você ajudar a diminuir a temperatura do corpo.

6 – Ar condicionado das antigas

Não é beeeeem um ar condicionado, mas é super eficaz. Faça barras de gelo grandes e coloque em uma bacia/balde e posicione na frente do ventilador. Assim, o ar fresco que está em volta da barra de gelo vai ser soprado em sua direção, refrescando o ambiente. E você!

7 – Roupas leves

Quanto menos melhor, na verdade. Mas não dá pra usar shorts e regatas todos os dias, o dia inteiro, menos ainda ficar totalmente sem roupa. Então, prefira as roupas largas e macias, como as de algodão. Além disso, ficar totalmente sem roupa não é uma opção favorável, porque o suor vai depender apenas da evaporação natural, demorando mais a sair da pele.

8 – Jeito egípcio

Usando toalhas molhadas e úmidas como cobertor. Forre o colchão com um plástico para evitar que fique tudo molhado. Só você precisa se refrescar.

9 – A física ajuda

Se você tiver um ventilador de teto e um portátil em casa, use-os a seu favor. Coloque o portátil virado para a janela – assim ele joga o ar quente pra fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor – assim ele puxa o ar quente para cima. Combinados, eles formam um sistema que irá deixar o ambiente mais fresco.

10 – Bolsa de água fria

Sabe a bolsa de água quente? Então, faça o contrário. Coloque água e deixe no congelador. Assim, na hora que você for dormir é só deixar ela bem pertinho, te refrescando.

11 – Lençóis congelados

Por essa você não esperava, né? Literalmente, congele seus lençóis. Coloque-os (secos) do congelador ou freezer por alguns minutos, antes de você dormir. Use um saco plástico para isolar o cheiro do congelador, caso contrário você dormirá sentindo cheiro de comida congelada. Esse método pode até não durar a noite toda, mas vai te ajudar a pegar no sono de forma mais tranquila.

12 – Algodão sempre

Além das roupas de algodão, prefira esse tipo de tecido na cama também. Ele vai ajudar na ventilação do corpo, já que absorve o suor da madrugada. Por ser uma fibra natural, ainda vai colaborar com o fluxo de ar dentro do quarto.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES