Todas as mulheres antes jovens e adultas sofrem com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) mensalmente. As oscilações de humor afetam quem tem que lidar com a menstruação mais do que qualquer outra pessoa. Os sentimentos à flor da pele e incontroláveis podem ser bem chatos ao longo do tempo. Por isso, existem alguns truques que facilitam a passagem pela TPM.
Uma das formas de reduzir o estresse desse período é consumir chocolate. O produto repõe o magnésio necessário e estimula a produção de serotonina. Entretanto, os efeitos benéficos são mais evidentes e, em alguns casos, exclusivos do chocolate amargo. Em outras palavras, é preciso que sejam os chocolates com 60% ou mais de cacau. Aliás, mesmo o amargo deve ser consumido com moderação.
Conheça os benefícios do chocolate amargo
Diversas pesquisas já demonstraram que o chocolate amargo gera benefícios para à saúde. Eles podem ajudar até mesmo a tratar a depressão e ansiedade.
Confira abaixo as vantagens que o consumo moderado de chocolate oferece:
- Diminui as chances de doenças cardíacas;
- Reduz a possibilidade de AVC;
- Ajuda no combate ao câncer;
- Auxilia no controle do diabetes (chocolates sem açúcar);
- Melhora os níveis de serotonina e de endorfina no corpo;
- Aumenta a sensação de saciedade e ajuda em dietas;
- Aprimora a capacidade de raciocínio;
- Estimula a memória;
- Reduz a pressão arterial;
- Controla a TPM;
- Regula os níveis de colesterol; entre outros.
Qual é a quantidade certa de chocolate para ficar saudável?
Como mencionado anteriormente, é preciso consumir chocolate amargo. Trata-se de chocolates que tenham mais de 60% de cacau e o mínimo de açúcar e leite possível.
A quantidade indicada é de dois quadradinhos de chocolate por dia. Dessa forma, os benefícios ficam garantidos sem o risco de aumentar consideravelmente os níveis de açúcar. Ou seja, consumindo com moderação, não há grandes riscos de ganho de peso e de massa corporal.