Com a cerimônia de premiação marcada para o dia 2 de março, a expectativa para o Oscar só aumenta. Entre os indicados está o filme brasileiro Ainda Estou Aqui (2024), que foi nomeado em três categorias: melhor filme estrangeiro, melhor atriz para Fernanda Torres e melhor filme. Surpreendente, o longa já se destacou em outras premiações importantes e pode trazer para o Brasil a primeira estatueta do país.
Até terça-feira (18), os membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas devem classificar seus dez filmes favoritos, do melhor ao pior. Vence a principal categoria da noite o filme que ocupar o primeiro lugar em pelo menos 50% das listas. No entanto, o filme dirigido por Walter Salles Jr. percorreu um longo caminho para alcançar a possibilidade de ser votado.
Somente filmes que estrearam entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, em pelo menos uma sala comercial nas principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos, como Los Angeles, Nova York, São Francisco, Chicago, Miami e Atlanta, podem concorrer ao Oscar. Além disso, o longa deve ter ficado em exibição por, no mínimo, uma semana.
Neste ano, 323 filmes foram selecionados para a shortlist, ou seja, tornaram-se elegíveis para a premiação. A segunda fase envolve uma votação entre os membros da Academia, que, com base em suas áreas de atuação (diretores votam em diretores, atores em atores), escolhem os indicados.
A votação definitiva para os vencedores teve início na terça-feira (11) e vai até amanhã. Todos os membros ativos da Academia podem votar nas 23 categorias. Em 22 delas, o vencedor é o que obtiver o maior número de votos. A dinâmica de lista é utilizada apenas para a categoria principal da noite, a de melhor filme.
Atualmente, o Brasil conta com 52 membros votantes na Academia. Entre eles estão Fernanda Montenegro e Selton Mello, que atuaram em Ainda Estou Aqui, e o próprio Walter Salles. Outros artistas brasileiros, como Alice Braga, Wagner Moura e Carlinhos Brown, também podem contribuir com a votação.
Os votos serão enviados online e apurados por uma empresa de auditoria, responsável por cuidar das maletas que levam os envelopes até a cerimônia de premiação.
O Oscar será realizado no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. No entanto, a data ou o local podem ser alterados devido aos incêndios e focos de queimadas que ainda afetam a cidade.