Os sons e ritmos estão presentes no dia a dia de diversas formas, seja no despertador do celular ou no canto dos pássaros, por exemplo. O fato é que todo mundo concorda que a música está sempre presente e tem um grande poder de relaxamento, que pode reduzir o estresse, a ansiedade causada pelas pressões cotidianas e simplesmente tocar a alma. E nesse momento de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nada melhor do que usar o poder terapêutico da música. Ele vai além do necessário relaxamento ao corpo e mente, já que também funciona como uma importante ferramenta para a prática ou aprendizagem de idiomas.
Especialistas apontam que as pessoas têm sido acometidas por grandes picos de estresses nesse momento em que a recomendação é permanecer em casa, então utilizar o poder da música de forma positiva traz ganhos significativos para o bem-estar, além de potencializar o desejo da prática ou mesmo incentivar o aprendizado de uma nova língua. E tudo isso graças a possibilidade de comunicação que a música permite.
É comprovado que ela contribui para o bem-estar psicológico, físico e social das pessoas. A diretora pedagógica da escola de idiomas Wizard Teresina, Lina Carvalho, destaca que entre os mais variados benefícios que a música proporciona, ela é capaz de despertar emoções, bem como facilitar a fixação de expressões de qualquer idioma. "Os relatos de pessoas que aprendem um novo idioma por meio de músicas, ou que ao menos conseguem compreender e desenvolver diálogos, são bem comuns. Tentar compreender o que a música quer passar, traduzir as letras ou cantá-las, tudo isso estimula o cérebro a fixar palavras e expressões. A mente se acostuma e, se houver periodicidade, você tem todas as chances de praticar e aprender nesse momento de isolamento social. É uma ferramenta que soma ao trabalho dos professores de línguas estrangeiras", pontua a diretora Lina.
Ouvir músicas em inglês, espanhol, italiano, francês, alemão ou qualquer outro idioma, é uma excelente maneira de começar esse processo de aprendizagem. Com um alcance que perpassa fronteiras, todo mundo já deve ter escutado uma música que não seja no nosso idioma oficial. "Essa é uma forma didática e confortável de praticar ou simplesmente começar a estudar um novo idioma, já que você alia dois hábitos que podem ser muito prazerosos: escutar seus artistas internacionais prediletos e ainda aprender enquanto relaxa. Sobretudo, nos dias de hoje, a música é universal e podemos usar toda sua potencialidade para passarmos bem por esse momento de pandemia que nos separa, mas que também nos liga de outras formas", externa a professora.