'Cometa do Século' poderá ser visto do Brasil na próxima semana

C/2023 A3, como também é conhecido o corpo celeste, deve ser melhor observado a partir do dia 15 de setembro

O C/2023 A3, também conhecido como Tsuchinshan-ATLAS, em imagem feita em 10 de junho de 2024. | Foto: Wikimedia
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na próxima semana, os amantes da astronomia terão a chance de observar o aguardado cometa C/2023 A3, que se tornará mais visível no céu noturno. Atualmente, o "Cometa do Século", como é chamado, ainda está próximo do Sol e difícil de ser visto a olho nu. No entanto, a partir de 15 de setembro, ele deverá ser mais visível no Hemisfério Sul, incluindo grande parte do Brasil.

Sua aparição promete ser espetacular, com expectativas de um brilho tão intenso quanto o do cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997 e foi um dos mais brilhantes do século XX. Por isso, o cometa C/2023 A3 ganhou o título de "Cometa do Século".

☄️CADA VEZ MAIS VISÍVEL

Descoberto de forma independente em janeiro de 2023 por dois observatórios — o Observatório de Tsuchinshan na China e o projeto ATLAS no Havaí —, o cometa C/2023 A3 está se tornando cada vez mais visível, com uma magnitude atual em torno de 6 (quanto menor o número, mais brilhante o objeto).

OBSERVAÇÃO

O cometa deve atingir seu brilho máximo perto de outubro, podendo alcançar uma magnitude de 3,0 ou 2,0, segundo plataformas especializadas (o cometa Hale-Bopp também teve uma magnitude aproximada de 3).

Isso significa que será visível a olho nu ou com binóculos. No entanto, sua proximidade com o Sol no céu pode dificultar a observação, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como em São Paulo.

COMO LOCALIZAR O COMETA?

Para localizar o C/2023 A3 no céu, aplicativos de observação de estrelas como Star Walk 2 ou Sky Tonight podem ser bastante úteis. Esses apps permitem identificar vários objetos astronômicos, incluindo cometas.

Para usar esses aplicativos, basta procurar por C/2023 A3 na ferramenta de busca e apontar o celular para o céu na direção leste, perto do melhor horário de observação, que é na madrugada, pouco antes do nascer do Sol.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES