Nos últimos anos, os animais domésticos têm se popularizado bastante nas redes sociais, com seus donos gerenciando contas próprias dos pets, contendo habilidades incríveis, feitos heroicos e características marcantes que os tornam especiais, de certa forma. Geralmente muito carismáticos, as graciosas criaturas conseguiram um sucesso avassalador, inspirando outros donos a divulgar ainda mais seus bichos de estimação e transformando a internet em um ambiente mais agradável e menos poluído.
A mais recente atração fica por conta da cadela Eris, de apenas dois anos, pertencente ao antigo clã russo da raça Borzoi Sighthound, utilizada bastante na Idade Média como símbolo de nobreza em grandes eventos da elite local. Os animais, conhecidos por seu alto porte, pelagem muito branca e o focinho largo, chamam a atenção de longe e de perto, especialmente por serem muito simpáticos, tranquilos e receptivos.
Porém, o caso de Eris é um pouco diferente, já que a cadela nasceu com uma deformidade genética no focinho que o levou ao patamar de ser o maior registrado no planeta, com 31 centímetros de comprimento. O crescimento excessivo do nariz foi identificado pela dona de Eris, Lily Kambourian, logo cedo, ao perceber que toda a ninhada havia nascido com a estrutura avantajada.
“Eris nasceu em uma ninhada de três em Keysville, Virginia. Quando fomos visitar os filhotes, era evidente que eles poderiam ter uma mordida excessiva", disse Lily. “Isso os excluiria de qualquer exposição de cães, pois é um defeito genético. Mas isso não nos incomodou. Ela veio até nós e sentou no colo do meu companheiro."
Seu perfil pessoal no Instagram, atualmente com mais de 186 mil seguidores, mostra o quão querida a cadela é, tendo suas postagens lotadas de comentários de carinho e ternura, todos respeitando sua condição física e a tratando como um bicho de estimação normal. Lily também comenta que o respeito pela cadela existe no convívio e nas ruas, com muitas pessoas parando para afagá-la e brincar um pouco, algo que chega a sufocar o animal, sendo necessário passeios mais curtos ou em locais pouco frequentados.
Apesar de não haver registros oficiais sobre o focinho da cadela, Lily está curiosa sobre os números e pretende, no futuro, cadastrar Eris como postulante ao recorde mundial da categoria.