Apesar da pouca idade, mas garra e determinação de gente grande, Mack Rutherford, de 16 anos, está em busca de se tornar a pessoa mais jovem a voar ao redor do mundo sozinha. O estudante pousou sua aeronave ultraleve na capital do Quênia, Nairóbi, antes de seguir viagem para o próximo destino.
Com nacionalidade britânica e belga, Rutherford iniciou sua jornada perto de Sófia, capital da Bulgária, em março. O seu objetivo é conquistar o recorde mundial do Guinness, que pertence atualmente ao britânico Travis Ludlow, que tinha 18 anos quando completou sua aventura, no ano passado.
"Espero, com esta jornada, inspirar os jovens a seguir seus sonhos", disse Rutherford, após partir em seu pequeno avião de dois lugares no aeroporto de Wilson.
Apesar de a iniciativa do estudante ser corajosa, não são todos que a apoiam. A Shark Aero, fabricante do avião pilotado pelo jovem, considerou a viagem muito arriscada e se recusou a fazer parceria com o projeto dele.
"Mack é sem dúvida um piloto habilidoso. No entanto, não nos sentimos confortáveis em empurrar o limite de idade para o patamar mais baixo possível quando se trata de viagens em que certo nível de risco não pode ser evitado", publicou a empresa nas redes sociais.
O trajeto do piloto o levará a visitar mais quatro países da África e do oceano Índico, antes de ele seguir para o Oriente Médio, Ásia e América do Norte e, finalmente, retornar à Europa.
Em razão disso, outra dificuldade será cruzar os céus da Rússia, em guerra com a Ucrânia desde 24 de fevereiro.
A paixão do estudante pela aviação é justificável. Rutherford vem de uma família de pilotos e assumiu o controle de uma aeronave aos 7 anos, sentado ao lado de seu pai.
Ele se tornou o piloto mais jovem do mundo aos 15 anos, e agora segue os passos de sua irmã mais velha, Zara, a mulher mais jovem a voar ao redor do mundo – ela alcançou o título aos 19 anos.