Uma cobra píton do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” precisou passar por um procedimento cirúrgico para retirar 20 ovos que ficaram "entalados", no hospital veterinário de uma universidade particular, em Sorocaba (SP). O animal, que tem cinco metros de comprimento, ficou cerca de três horas na mesa de cirurgia. Segundo os veterinários, o réptil já voltou ao zoológico da cidade e se recupera bem.
A responsável pela Seção de Biologia e Veterinária do Zoológico de Sorocaba, Cecília Pessuti, conta que no dia 27 de maio a equipe precisou agilizar o procedimento. “Dois ovos tinham cascas rugosas e descalcificadas, o que demonstrava deformidade anatômica”, diz Cecília, que completa explicando que essa deformidade impedia a saída dos ovos de maneira natural.
De acordo com o veterinário do zoo e um dos responsáveis pela cirurgia, André Costa, esse tipo de procedimento não é muito comum. "Identificamos que ela não conseguia colocar os ovos e, caso não passasse pelo procedimento, ela corria o risco de morrer", afirma.