O fenômeno de tentar resgatar memórias da infância e não obter sucesso é nomeado como amnésia infantil e afeta grande parte da população adulta. Mas, aparentemente, cientistas descobriram um truque mental para burlar essa condição.
Uma pesquisa recente revelou a técnica que capaz de estimular o cérebro a revisitar memórias que pareciam perdidas.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
A técnica é simples e consiste em fechar os olhos e imaginar uma cena comum da infância, prestando atenção nas cores, sons e sentimentos que surgem.
Dessa forma, a pessoa deve tentar se concertar com seu "eu infantil" e se fazer as seguintes perguntas: “O que essa criança está vendo, ouvindo ou sentindo agora?”
Esse questionamento cria uma conexão entre o presente e o passado, despertando partes da memória que estavam adormecidas.
O QUE DIZ A CIÊNCIA
O estudo apontou que ao se imaginar no seu papel infantil o cérebro humano ativa áreas cerebrais ligadas à memória autobiográfica.
Além de relembrar fatos, a técnica reacende sentimentos e emoções. Assim, é possível relembrar cheiros, sons, brinquedos e cenas simples, como uma tarde no quintal ou uma refeição em família.
POR QUE ESQUECEMOS A INFÂNCIA?
A resposta do desaparecimento de memórias ligadas a infância está ao desenvolvimento do cérebro.
Já que nessa fase da vida estruturas responsáveis por consolidar memórias — como o hipocampo — ainda estão amadurecendo.
Com o passar do tempo, as informações dessa fase permanecem fragmentadas, armazenadas em áreas diferentes do cérebro, o que dificulta o acesso posterior.