Julia Creek, uma pequena cidade rural no estado de Queensland, na Austrália, está oferecendo um salário de até 680 mil dólares australianos (aproximadamente R$ 2,46 milhões), além de aluguel e carro, para atrair um novo médico, após o atual profissional, Dr. Adam Louws, deixar o posto em maio de 2025. Com uma população de apenas 500 habitantes, a cidade está em busca de um substituto para o médico que assumiu o cargo em 2022.
SALÁRIO ATRAENTE, MAS DISTÂNCIAS LONGAS
O valor do salário oferecido é significativamente superior ao que um médico de família ganharia na capital do estado, Brisbane, que fica a 17 horas de carro de Julia Creek. A cidade mais próxima, Townsville, está a sete horas de distância. Além disso, os candidatos devem estar dispostos a enfrentar o clima quente e os insetos tropicais da região.
Embora o salário seja elevado, a localização remota representa um desafio. Julia Creek é um lugar isolado, no Outback australiano, onde as crianças vão para internato para estudar o ensino médio, e o hospital mais próximo está a quase três horas de carro.
UMA NOVA EXPERIÊNCIA EM UM LOCAL REMOTO
Dr. Louws, que chegou à cidade em 2022, compartilhou que o trabalho no município o levou a aprender novas habilidades médicas que ele nunca teria adquirido em um ambiente urbano. Louws, que é um dos médicos que recentemente conseguiu ser contratado pela cidade, destacou a tranquilidade da vida em Julia Creek, onde a comunidade é pequena e todos se conhecem. “É como voltar no tempo cerca de 60 anos. Todo mundo conhece todo mundo”, afirmou ele.
Antes de sua chegada, Julia Creek enfrentava a escassez de médicos permanentes, sendo atendida apenas por profissionais temporários. Com o grande desafio de preencher essa vaga, a prefeita de McKinlay Shire, Janene Fegan, tem se dedicado a atrair novos médicos, utilizando a experiência de Louws como exemplo para futuras contratações.
DESAFIOS E O ATRATIVO DE UMA VIDA SIMPLES
Apesar dos desafios, como a distância e a falta de conveniências urbanas, Louws enfatiza que a oportunidade de viver em um local com uma comunidade unida e a chance de aprender novas habilidades tornaram a experiência gratificante. No entanto, as dificuldades de estar longe da família, somadas à vida isolada, levaram-no a decidir deixar o cargo após dois anos.
As inscrições para o cargo de médico de Julia Creek se encerram no domingo, e a busca por um novo profissional para a cidade continua. Enquanto isso, Louws lamenta sua partida, mas garante que sua experiência na cidade foi uma das mais enriquecedoras de sua carreira.