O portal de notícias norte-americana New York Post publicou uma matéria polêmica e que deixou algumas pessoas ofendidas. A notícia dizia que beber chimarrão é tão perigoso quanto fumar 100 cigarros.
O texto afirmava que a bebida tradicional do sul do Brasil e de outros países seria altamente cancerígena. Embora diversas pessoas tenham se revoltado, é inegável que uma incógnita fica no ar: será que é verdade?
Primeiramente é preciso entender que o texto do jornal norte-americano se refere a um estudo realizado no ano de 2008. Um dos participantes, inclusive, foi o um pesquisador brasileiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renato Fagundes. Esse professor disse ao G1 que a notícia foi sensacionalista e que o chimarrão não oferece tantos perigos assim.
Afinal, chimarrão pode causar câncer mesmo?
De acordo com os especialistas, o consumo exagerado de chimarrão pode provocar danos à saúde. Entretanto, para que isso ocorra, outros fatores devem estar correlacionados.
Primeiro, a erva mate do chimarrão precisa ter uma boa procedência para consumir a bebida com mais segurança. Caso seja um insumo com muito agrotóxico ou manipulado inadequadamente, o chimarrão pode sim aumentar os riscos de desenvolver câncer.
Bebidas quentes costumam oferecer riscos
De modo geral, qualquer bebida servida em altas temperaturas pode implicar em efeitos nocivos para o organismo, incluindo o surgimento de tumores. Esse fato fica mais evidente no chimarrão, se for ingerido a mais de 60°C ou 65°C. Os especialistas dizem que essa é a faixa de temperatura tolerável, mais do que isso o risco de câncer aumenta em 90%.
Claro, que para se obter prejuízos, o consumo deve ser frequente e aliar a alta temperatura com a má procedência da erva. Assim, para prevenir os riscos ao beber um chimarrão revigorante, é preciso:
- Reduzir a temperatura da bebida;
- Consumir essa bebida em temperatura mais amena;
- Evitar a ingestão de grandes volumes;
- Beber de forma mais lenta, evitando dano maior a camada de revestimento interno do esôfago.
Benefícios do chimarrão
Se ingerido com moderação e seguintes as dicas acima, o chimarrão pode gerar os seguintes benefícios para a saúde:
- Aumento da atividade física e mental;
- Combate à fadiga;
- Gera sensação de saciedade;
- Harmoniza o funcionamento do bulbo medular;
- Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão;
- Possui efeito diurético e laxativo;
- Contribui para a saúde da pele;
- Regula as funções cardíacas e respiratórias;
- Atua na regeneração celular.
Com informações R7