Se você é desses que, na hora de pegar a bike e pedalar por aí, a preguiça acaba reinando e uma volta no quarteirão acaba parecendo uma volta ao mundo, mire-se no exemplo do casal de idosos ingleses Peter e Chris Lloyd, que tornaram essa metáfora literal: casados há 37 anos, os dois pedalaram do Reino Unido até a Grande Muralha da China. A inspiração para o casal, além de realizar o sonho de conhecer o mundo, foi fazer algo de especial com o tempo livre que ganharam depois de se aposentarem.
“Ola, aqui é Chris e Pete Lloyd, e nós estamos pedalando até a China – esse é, ao menos, nosso plano”, diz o início do site que o casal criou para documentar a viagem. “Se nós vamos ou não chegar lá é questionável, mas nós iremos nos divertir tentando e esperamos viver algumas aventuras no caminho que iremos dividir com você através desse blog”, escreveram. Passados 18 meses de uma longa jornada por toda a Europa e o Oriente Médio, eles dissiparam as dúvidas e chegaram ao destino final.
Passando pelo Tajiquistão
Dormindo em uma barraca no Tajiquistão
Atravessando o frio da Georgia
Na paisagem da China
Foram 19 mil quilômetros e 16 países atravessados, cruzando cidades, desertos, montanhas – em temperaturas que variaram, ao longo do trajeto, de -15 a 45 graus celsius. Chris, com 64 anos, e Pete, com 66, são avós, e disseram que dormiram a maior parte das noites em uma barraca de camping, depois de pedalarem uma média de 48 quilômetros por dia.
Cazaquistão
Cazaquistão
China
China
Curtir a vida e a viagem eram de tal forma a missão do casal, que mesmo após completarem o sonho e a jornada, ao invés de pegarem um voo pra casa, decidiram voltar em navio cargueiro – por três semanas, concluindo perfeitamente a aventura de uma vida, e inspirando a todos.
A vista do casal durante a viagem de volta
Acima, as bicicletas no navio de volta; abaixo, os dois diante do navio